sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Bolinhos de Batata Assados

Oiiiiiii gente querida!!!!

Chove lá fora e aqui dentro rola comidinha gostosa. E hoje tivemos Bolinhos de Batata Assados.
Receita do Anonymus Gourmet.


Para os bolinhos:

1 quilo de batatas cozidas sem casca
1 ovo
4 xícaras de farinha de trigo
50g de queijo ralado
Farinha, sal, óleo e ovo para finalizar os bolinhos

Para o recheio
1 quilo de carne moída
1 cebola
2 tomates
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo de caldo de carne
3 colheres (sopa) de massa de tomate

1 - Comece pelo recheio. Você pode escolher o da sua preferência. A sugestão do Anonymus é um refogado de carne. Em uma frigideira refogue a carne moída com a cebola e os tomates. Junte a farinha de trigo e misture bem. Por último entram a massa de tomate e o caldo. Mexa e deixe se criar. O refogado deve ficar consistente, cremoso. Desligue o fogo e vamos preparar a massa dos bolinhos de batata.
2 - Em uma vasilha esmague bem as batatas. Junte um ovo e o queijo ralado. Misture. Aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo. É preciso colocar a mão na massa que deve ficar firme e homogênea. Tenha ao lado um pouco mais de farinha, se preciso. Tempere com sal. Com a massa pronta é hora de montar os bolinhos de batata.
3 - Passe óleo nas mãos. Pegue uma pequena porção de massa. Abra e arrume uma colher pequena de refogado no centro. Feche o bolinho e arrume em uma forma bem untada. Faça quantos bolinhos desejar. 
4 - Arrume os bolinhos de batata em uma forma untada. Bata um ovo e pincele por cima de cada bolinho para dar uma cor a mais no forno. Leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até que estejam assados. Sirva em seguida.

Fornada de Bolinhos de Batata saindo... 


 Delícia bem quentinho!!!


Obs.: As medias da receita eu não segui a risca, acabei fazendo mais de um kilo de batata e acrescentando a farinha, o resultado foi uma massa bem macia, e gostosa, muito fácil de fazer.
Rendeu o total de vinte quatro bolinhos, como somos em dois aqui em casa, assei dez para hoje (gulosa) e os demais congelei (só não sei se vai dar certo a próxima fornada ao descongelar). 


Adorei a receita!!!

Um comentário: